14 agosto 2007

reflexão...

Andei pensando sobre o que escrever. Dia desses ia relatar uma mini aventura minha ao Hospital do Trabalhador (leia-se depósito de gente da região Sul de Curitiba), mas fiquei com preguiça. Vê se pode, jornalista com preguiça para escrever. Mas hoje ouvi um relato angustiado de alguém que freqüentou o depósito de gente da região norte de Curitiba (leia-se Hospital do Cajuru) e resolvi retomar o assunto.

Um dos priminhos da minha senhora machucou o pulso e como a criança, pasmem, não tem plano de saúde, o levamos no Hospital do Trabalhador. Por sorte ele é um bebê e o atendimento foi um pouco mais rápido, mas dezenas de pessoas se empilhavam em uma sala de espera apertada no P.S. do Trabalhador. Gente que já estava ali pelo menos duas horas antes de chegarmos e uma hora depois, quando já íamos embora, ainda estavam ali.

O atendimento médico de massa da nossa cidade é precário. Lembro quando sofri um acidente de carro e fiquei muito tempo esperando atendimento na triagem do Cajuru e só consegui agilizar as coisas quando avisei sobre meu plano de saúde. Só assim as coisas andaram e gente menos privilegiada que eu varou a madrugada numa maca qualquer nos corredores do Cajuru.

É difícil imaginar uma solução para o problema e não cabe a mim fazer isso, afinal não ganho os quase 15 mil que um político designado para isso ganha. Mas a mim, como cidadão, cabe a função de reclamar e tornar público a precariedade do sistema de saúde de massa em Curitiba. Apesar da gentileza e boa vontade dos profissionais que lá estão, a falta de pessoal e a estrutura pequena deixam as coisas ainda mais complicadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dudu... Sabes bem que esse tipo de assunto muito me atrai. Não vejo outra forma,não consigo imaginar outra solução senão a privatização da saúde. Na verdade, muito já é privado mesmo, o Cajuru é dos padres, que recebem certinho e tal, mas estão sempre reclamando. Esse foi um exemplo.'
Porém, privatizar para um bando de incompetente gerenciar a agencia reguladora???
Não tem solução não, é torcer para nunca precisar...
Abraço...