16 outubro 2007

não fale com o motorista...

Hoje vou postar uma entrevista que fiz com um certo Senhor João na noite desta segunda-feira. Papo bom, sem interrupções e franco. Sem censuras e cru.

- Noite...
- Noite!
...
- Tranqüilo o movimento?
- Vixi rapaz. Até demais. Sem aula então, sossegado que só.
- Ah, hoje é feriado né?
- Não pra mim
- Nem pra mim.
...
- Mas essa linha parece bem tranquila né?
- Demais até meu filho. Tem dias que viajo sozinho.
- O senhor e Deus né?
- Esse nunca abandona.
...
- É bom guiar esses ônibus pequenos?
- É sim.
- Mais o trabalho dobrou né, afinal vocês tem que dirigir, dar o troco e aguentar passageiro chato e motorista mal educado.
- Isso lá é verdade. Tem cada mala.
- O trabalho dobrou e o salário é o mesmo não é?
- Faz tempo. Não temos aumento pra mais de ano.
- E o sindicato?
- Que sindicato o que. Parei de pagar faz tempo.
- Mas eles não ajudam?
- Que nada, ajudam mais os donos da empresa do que nós.
- O senhor ta brincando né?
- Bem capaz. Malemal dão assistência médica, dentista e essas coisas. Mas nem isso funciona
- Não?
- Esses dias tive que ir pro Sus para conseguir uma ajuda.
- Que absurdo...
- Nosso último aumento foi de uns 3 %. Nem a inflação.
- Fica dificil sustentar uma familia nao fica?
- Não pra mim que já sou aposentado e agora tenho dois salarios. Mas tem piá novo aí que ta lascado. Nem com hora extra consegue pagar as contas.
...
- Qual a a graça do senhor?
- João...
- Bom falar contigo seo João.
- Prosa boa meu filho. Normalmente quando o povo não xinga, entra mudo e sai calado.
...
- Brincadeira hein seo João, não fosse eu aqui o senhor fazia essa viagem sozinho.
- Hoje mesmo fiz dois trajetos sem embarcar ninguém. E olha que antes era carro grande. Hoje do pequeno é mais tranquilo.
- O senhor vai virar ali?
- Na próxima esquina.
- Opa, então vou descer. fica com Deus hein seo João. Bom trabalho.
- Amém. Fica com Deus e bom descanso meu filho. Obrigado pela conversa.

xxx

Sabem, para muitos o papo não acrescentou nada. Mas para mim foi mais um aprendizado. Um cara que está ha 31 anos na mesma profissisão, que já aposentado continua trabalhando e orgulhoso do que faz. Um pai de família (avô já) que teve como maior alegria recente ser transferido dos bi-articulados para um pequeno Coletivo amarelo que vai para o velho Bigorrilho, próximo de onde já havia trabalhado há tempos atrás e conhecia bastante gente.

Pude ver a realidade dos profissionais do transporte coletivo, que ganham R$ 1050, "que com os descontos não dá 800 pilá", disse seo João. De um sindicato que deveria brigar mais pelos seus pares e não atender às pressões dos patrões. De uma categoria que tem a força e o poder de parar a cidade, mas que não o faz talvez justamente por essa falta de representatividade.

Mais um dia em Curitiba...

Um comentário:

Anônimo disse...

Caraca já faz uma semana que não tem atualização aqui.... Que triste isso.