07 novembro 2007

sorvete de abacate...

De folga, hoje resolvi dar umas voltas pela cidade para procurar algumas peças para a minha carroça. No meio da tarde, por volta das 16h, resolvi parar um pouco para tomar um sorvete. Tem coisa mais estranha (ou normal?) que parar no meio da tarde para tomar um sorvete?

Pensei, para variar, em pedir uma bola de chocolate (mentira, sempre peço de chocolate) e curtir o silêncio do mundo olhando os carros passarem na velha Erasto Gaertner. Mas ainda na fila do caixa, um senhor (com 50 e tantos anos) já veio proseando com a atendente. Peguei minha ficha e fui esperar minha casquinha. Logo o senhor chegou e sem apresentações foi falando maravilhas do sorvete de abacate. Dizia ele que era um verdadeiro nectar, que eu deveria experimentar.

Como sou um tradicionalista, preferi ficar no meu saborosíssimo "Chocolate pedaçudo". Mas a prosa com o "homem do abacate" não terminou ali. Sentei-me para saborar a tal delícia gelada e meu colega sentou-se na mesma mesa, após, é claro, pedir licença. Adivinha qual foi o assunto? Sorvete.

É impressionante como um assunto banal pode se transformar num grande tema para uma coversa fiada de uma terça-feira a tarde. Debatemos sobre os melhores sorvetes do bairro. Chegamos a conclusão de que o melhor era dali, da Aquarios. Mas também tivemos a mesma opinião sobre o custo benefício daquela sorveteria ali no bairro Tingüi. E de tanto o homem falar no sorvete de abacate, fiquei com vontade de experimentar. Da próxima vez encaro esse. Nas palavras dele, "tem gosto de abacate mesmo, e é bom para o colesterol".

Casquinha terminada, aperto de mão e mais uma amizade de rua comquistada.

Agora, cá entre nós, porque diabos voces se interessariam por uma história sobre dois homens, um com a metade da idade do outro, falando sobre os sorvetes da região norte de Curitiba?

Simples. Porque é disso que a vida é feita caboclada. De um sorvete refrescante numa tarde quente... de um bate papo gostoso sobre amenidades... de uma prosa simpática com um desconhecido... sobre aprender, aproveitar e compartilhar suas experiencias com o próximo, seja ele quem for... de saber que aquele sorvete no meio da tarde de uma terça-feira de dia útil é um prêmio merecido por uma seqüência de trabalho que parecia interminável. O sorvete de terça-feira se transformou em um simbolo de paz de espírito...

Ou não?

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho ou não razão de te considerar o melhor? Jornalista não é aquele que escreve bem pra caramba, mas aquele que está junto com o seu cliente. É aquele que de certa forma, sabe, sente e vive o que o leitor vive...

Nobre... se tu quiseres, te acompanho no de abacate, deve realmente ser bom...

Abraço...