20 fevereiro 2008

pós, pós quarta de cinzas...

Queria ter postado este texto na época do Carnaval, mas vá lá. Antes de colocar para vocês relembrarem uma letra que deveria ter sido a campeã do Carnaval de 1995, gostaria de lembrar uma figura que merecia melhior reconhecimento no carnaval carioca. Não que o que eu vá escrever mude o rumo da história do mundo, entorte o eixo da terra, suba o preço do dólar ou ou atinja o coração dos leitores.

Só vou escrever para um dia, se eu estiver certo, vir aqui e gritar: "VIRAM, EU ESTAVA CERTO". Assim como eu ainda espero que um cara surja e mude os rumos das novelas do Brasil (com histórias que não terminem com casamentos, gravidez e o vilão fudido), eu esperava alguém que revolucionasse o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Sim, eu assisto os desfiles. E pior, eu GOSTO. Emfim... tem um caboclo chamado Paulo Barros que está tentando mudar as coisas nos desfiles. Foi ele quem inventou as alegorias humanas, com aqueles carros forrados de gente que fazem movimentos belos e contagiantes.

Ele -assim como o revolucionário, hoje gagá, Joãozinho Trinta - fBarros é um carnavalesco que fez muita boa e bonita nos últimos anos. Nesta temporada foi até censurado pela igreja (que não faz muita coisa que preste e ainda enche o saco). Foi a escola dele (A Viradouro) que levou aquele Bebê extremamente realista neste ano. Bem, o cara é fera e já merece um título de reconhecimento. Pronto, falei.

Segue agora a letra do samba-enredo "Paraná; Esse estado leva a sério o meu país", da Unidos da Ponte.

Fonte da minha inspiração (me leva)
A suave brisa me embala
A natureza, a riqueza dos teus grãos (Paraná)
É jóia rara
Voa gralha azul!
Semeia o pinhão
Os imigrantes fecundaram esse chão
Rainha das flores, musa dos amores
Curitiba, eu te quero muito mais!... (bis)

Tem fandango no samba
Barreado e chimarrão (bis)
Tem porco no rolete, "é do cacete"
É muito bom

Eu vou sambar, a muamba vai passar
Mas esse estado leva a sério o meu Brasil (Brasil, Brasil)
Lindas casas de madeira
De um povo hospitaleiro e tão gentil
Cataratas do Iguaçu
Beleza que fascina os corações

Rua das Flores, o teatro transparente
Delírio de grandes emoções
Gira carrapeta
Muita água vai rolar (bis)
A Boca Maldita falou
Força vem do Paraná

Um comentário:

Zé Luiz Sykacz disse...

Olá tio Dudu!

Muito obrigado pela visita e pela propaganda que andou fazendo daquela espelunca que eu chamo de blog. Fico muito coontente que um cara como vc, que respeito e admiro (sem viadagem, ok?) se dê ao trabalho de ler as baboseiras que escrevo!

Quanto ao Paulo Barros, concordo contigo que o homem já merece um prêmio faz algum tempo... e olha que eu não entendo chongas de carnaval.

Mas, se quer saber, duvido que ele ganhe um campeonato, pelo menos nos próximos anos. A menos, é claro, que ele se mude pra Beija Flor. E olha que mesmo assim vai ser difícil! Esses jurados de carnaval são mais ortodoxos que pomada Minancora!

Um abraço, meu caro!