09 fevereiro 2009

privacidade...

E a nossa privacidade? Definitivamente ela deixou de existir com a aburda expansão da internet. Não nos sentimos mais sozinhos nesse mundo em momento algum. O fenômeno Google acabou com nossa tentativa de sermos discretos ao comentar uma receita de bolinho de chuva em site de culinária, sem que ninguém saiba. Ou de deixar um perfil em sites de relacionamentos buscando uma transa quente, sem que nossos pais (que hoje estão mais interados das novidades tecnologicas que nós) tenha acesso a isso.

Um bom remédio para não endoidar é ignorar algumas coisas e tentar disponibilizar o mínimo de informações pessoais em qualquer parte da internet e até do seu computador. Afinal, quem me garante que aquela história que foi divulgada ha um tempo atrás, de que a microsoft instalou disposivos de rastreamento e monitoração em tempo integral de tudo que voce faz no computador, não é verdade.

A prova de que é quase impossível se esconder se você já teve algum contato com a internet aconteceu durante minhas férias. Vou contar para vocês...

Em Foz do Iguaçu, durante uma parada no Centro para meus amigos Leandro e Patrícia irem ao banco, um fato inusitado aconteceu. Quando saiu do carro, sem querer, a pati se enroscou na alça da sua maquina fotografica e, sem perceber, a derrubou na rua. Ninguém percebeu. Eu arranquei com o carro para dar a volta na quadra. Olhando pelo retrovisor, esperando o sinal abrir, vi um cara se abaixar, pegar algo no chão, e abrir um largo sorriso. Aquilo me chamou a atenção, ainda não sei bem porque. Foi um pressentimento, um sexto sentido, sei lá.

O cara entrou em um carro e saiu, passando ao lado do meu carro. Por instinto, falei para minha noiva anotar a placa. Ela, rindo, anotou e eu, sem botar muita fé, ri também. Quando Le e Pati voltaram para o carro, adivinha... Ela tinha derrubado a maquina na rua e não é que o cara pegou e entrou naquele carro?

Muito bem. Imediatamente começamos uma jornada investigativa. Pela placa do carro, rapidamente descobrimos o nome do proprietario do veiculo (com a ajuda de contatos no Detran). Tentamos levantar mais informações sem usar a rede e não conseguimos. Chegando no hotel, o casal foi na internet e digitou o nome da mulher (dona do carro) no google. Chazamm... Pirilimpimpim... Cabum... Eles descobriram quase tudo sobre a mulher. Nome de parentes, que ela estava inscrita em concursos publicos, endereço e telefone.

Fomos no local, mas a mulher e o marido (que tinha um tempra, nome do referido carro) haviam se mudado. O telefone nao existia mais. Conversamos com vizinhos e levantamos algumas informacoes... Na lista telefonica, achamos pessoas com sobrenomes iguais e tentamos uma ligacao. No primeiro contato, descobrimos que o cara que atendeu era irmão na mulher em questão. Descobrimos o endereço e fomos lá.

Imaginem a cara do cara quando expliquei a história. Eles, até hoje, não sabem como descobrimos tudo aquilo. A máquina, estava com o Beiço (amigo do motorista do tempra, que encontrou a maquina). Marcamos para o dia seguinte e menos de 24h depois, recuperamos a camera.

Tudo ali, na internet. Privacidade é o cacete.

Hoje procurei pelo telefone de uma fonte para uma matéria e ninguem tinha. Digitei o nome do cara no google e pá... telefone e e-mail à minha disposição. É... definitivamente não estamos mais sozinhos nesse mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

dudu.. coreção... terceiro parágrafo sic ' aind anão ' por 'ainda não'..... eheheh

Verdade graças ao Governo Estadual... coneguimos diversas informações.....

Mas o engraçado é que no final da hístoria recoremos a velha lista telefonica né..... ehehehe.. essa ainda faz seus milagres também....