19 junho 2009

jornalistas...

Desculpem-me. Eu sei que cada um tem os seus problemas, mas sinceramente é um absurdo revogarem a obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista. É evidente que tem gente que sabe escrever sem precisar ir para a faculdade, mas é ridículo OFICIALIZAR a banalização do profissional de comunicação. A troco de que inventaram essa agora?

Só passa pela minha cabeça privilegiar parentes e amigos de políticos... oficializar o abuso dos baixos salários. Agora vão inventar de pagar 500 reais para um cara escrever no lugar de um jornalista devidamente diplomado, por uma jornada de trabalho bem superior a antiga.

Não é fácil lidar com a responsabilidade de formar opiniões meus amigos e sei que isso não se aprende na faculdade. Mas deixar de exigir o diploma é uma afronta à essa classe que tanto contribuiu para que o país deixase de ser um mar de corrupão.

Uma classe marginalizada. Que é espizinhada se publica uma nota errada, com uma vírugula errada ou com um acento faltando. Mas que quando desmonta uma tramóia, revela uma corrupção e aponta escândalos, nunca é lembrado. Que jornalista teve fama e reconhecimento por seus feitos. Muito poucos ou quase nada.

Agora, nem classe é. Nem profissão é. Qualquer um pode ser jornalista, mas poucos são ou serão JORNALISTAS.

Nenhum comentário: