11 setembro 2006

matinhos beach - cap. 01

O primeiro capítulo dessa história conta a história do sábio Senhor Esterlio.

Logo que cheguei na controversa Matinhos Beach, que mistura veranistas em busca de paz com aventureiros atrás de agito, fui dar uma volta pela cidade.

Movimentada por causa da MatinFest (evento que reuniu apresentações culturais, shows e comidas típicas) e pela enxurrada de cabos eleitorais dos mais variados tipos, a cidade litorânea estava, por incrível que pareça, atraente. Pelo calçadão principal estavam dispostas “mesas de botecos” em todos os espaços livres. Era difícil até para andar. No passeio tive a agradabilíssima companhia dos meus amigos Tina e Tino, além de minha mãe e minha vó. Mergulhamos naquele mar de gente.

Lá pelas tantas, na entrada de um espaço onde expositores mostravam produtos artesanais fabricados na região, me deparei com um senhor de baixa estatura e bem vestido. Nas mãos, o senhor de nome curioso, Esterlio, tinha um maço de jornais que continham propaganda política do candidato a deputado federal Ricardo Gomyde. Com um sorriso nos lábios me ofereceu um exemplar.

Tal fato não teria muita importância se o gesto do senhor Esterlio não viesse acompanhado de uma frase que resume grande parte dos políticos brasileiros. Sem nomear ninguém, já que não tenho embasamento de provas para tal, mas o que aquele senhor com seus 60 e poucos anos disse devia ter me deixado com vergonha, não ter me feito rir.

“Vote nesse guri aqui. Ele é muito bom. É jovem... e AINDA não aprendeu a roubar”.

Não é o Gomyde o foco da questão. É a história política do Brasil que me preocupa. Foi isso que motivou o senhor Esterlio a proferir tais palavras.

É uma verdade, que devia nos envergonhar, mas que nos faz rir.

e como eu ri...


(ps. só uma explicação, não que eu precise fazer isso. Não tenho absolutamente nada contra o Gomyde, pelo contrário. Acho que é um cara novo que ainda pode crescer. Espero.)

Nenhum comentário: