21 abril 2008

som bom pracas...

Minha gente querida. Sei que na hora em que eu mais preciso atualizar esse blog (quando pessoas que nao sao minhas amigas comentam) eu falho. Mas tudo bem. To de folga do trabalho e sem internet em casa, entao a missao de atualizar (em um teclado onde NAO tem o acento TIL) fica bem mais difícil. Mas, para nao deixar tudo às moscas por aqui, replico uma resenha que fiz do CD de uma dupla sertaneja aqui de Curitiba. Os pias, Alvaro e Daniel, sao bem bons. O texto saiu no Caderno G da Gazeta do Povo Online. Se quiserem clicar no link para me gerar views, agradeço hehehe.

xxx

A música brasileira é de uma riqueza tão grande que não carece mais de elogios e citações, tamanho o respeito que conquistou ao longo dos anos. Alguns estilos musicais, como o sertanejo, ainda enfrentam barreiras de preconceito que não condizem com o ecletismo musical brasileiro. O país, mais especificamente algumas cidades como Curitiba, vive chamadas “ondas” de determinados estilos musicais. Mas é bom não confundir com “moda”, que neste caso teria um tom pejorativo.

O “Sertanejo Universitário”, estilo que ganhou o país pelos seus quase pioneiros João Bosco e Vinicius e Cesar Menotti e Fabiano, tem recebido o apoio de mais adeptos a cada ano e artistas que antes se escondiam em bares, churrascarias e boates da cidade, agora podem mostrar seus trabalhos. É o caso de Alvaro e Daniel, que se juntaram há dois anos em Curitiba – cidade de gosto musical “refinado” – mas que aos poucos (queiram ou não) tornou-se um pólo musical deste estilo nas regiões sul e sudeste do país.

DVD Ao vivo

Graças à expansão das casas especializadas em sertanejo e country, hoje é possível escutar em várias rádios da cidade o som da dupla Alvaro e Daniel. Em agosto de 2007 a dupla gravou um DVD no Victoria Villa e neste dia 16 de abril o produto final será lançado no mercado regional

A aposta, de início, é na música “Aqui é seu lugar”, já executada nas rádios de Curitiba há várias semanas. Trata-se de uma moda bem bacana e me arrisco dizer que é uma das melhores desta compilação. Para quem gosta de música romântica, é um prato cheio. Mesmo. Fala de um caboclo que vê uma amizade bonita se transformar em amor. O diferencial é a inclusão da sanfona (ou gaita para alguns) na melodia, o que dá um tom regional e um ritmo muito gostoso.

Ouvi o CD promocional algumas vezes e na penúltima delas fiz algumas considerações para escrever esse texto. Deixei meus escritos de lado e quase uma semana depois ouvi o disco novamente e resolvi terminar minha análise. Nesta última vez fui surpreendido por detalhes que tinham passados desapercebidamente das outras vezes, e isso me deixou bastante satisfeito.
Isso porque algumas das músicas surpreendem com o passar do tempo. É o caso de “Apaga tudo”, que como boa parte delas (não adianta fugir) fala de alguém apaixonado que tenta um recomeço. A letra é bonita e durante os 4min32seg de música, a alternância de ritmos deixa a melodia envolvente.


O disco conta com duas participações especiais. Na primeira delas, “Clarão da Lua”, o vocalista do grupo regional Garotos de Ouro, Victor, garante um tempero muito interessante na música. Novamente a sanfona aparece para deixar tudo “mais colorido”. Na outra participação, a dupla Leo e Giba canta com Alvaro e Daniel na música “Quanto tempo”.

Nas regravações, destaque para “Solidão por perto”, música gravada no último LP/CD da dupla Leandro e Leonardo (O Sonhador, 1996). Canção descontraída e bem leve. A outra é “Pura Magia”, que ficou famosa no meio pela voz da dupla João Neto e Frederico, que na semana passada fez show em Curitiba. É, sem dúvida, uma das músicas imperdíveis deste trabalho.

Ainda falando em regravações, um pout-pouri de “modas” antigas dá o sabor que faltava ao disco e apresenta ao público a versatilidade e talento de Daniel no comando de uma viola. “Sonhei com você”, de Milionário e José Rico, “Paredes Azuis”, famosa na voz de João Mineiro e Marciano, e “Liguei pra dizer que te amo”, que ganhou fama na voz de Alan e Aladim, são cantadas com muito entusiasmo pelo público.

Outras músicas românticas dão o ritmo e a “cara do sertanejo” ao DVD. Destaco “Meu sentimento” e “Eu amo você demais”, que para mim talvez seja a música mais bonita deste trabalho.

Por último, e certamente não menos importante, cito a música “Cowboy Solteiro”, que abre o DVD e é definitivamente a marca da dupla. Música de maior sucesso de Alvaro e Daniel em suas curtas carreiras. Apesar da letra simplória, o ritmo e o refrão deixam o público ligado.
São 22 músicas e DVD Ao vivo de Alvaro e Daniel é uma ótima pedida para quem gosta de sertanejo e vale um pouco mais por ter sido feito por “gente” de Curitiba.


Clique aqui e confira a matéria original.

Um comentário:

Anônimo disse...

Véio de guerra... O TIL nao faz falta alguma quando o texto tem qualidade e consistência... Algo que, sempre presentes no seu texto, fazem a grande diferença.