02 abril 2008

i am david...

Dia desses, especificamente numa segunda-feira, comecei a assistir a um filme por volta das 10 da manhã. É isso mesmo, nesse horário em que a maioria da população trabalha, eu estava embaixo das cobertas vendo um filiminho (ahahah). Lamento se meus horários lhe causam inveja. O filme teve seu nome aportuguesado e óbviamente não lembro o nome. Mas, pesquisando um pouco, achei o nome original: I am David.

Baseado no romance ''North to Freedom'', de Anne Holm, o longa tem como protagonista o ator Jim Caviezel, de quem sou um particular admirador. Acho que ele é um grande profissional e suas atuações como Jesus Cristo no filme Paixão de Cristo, ou sua participação em filmes como Corrente do Bem (apesar de ser quase uma ponta) e Alta Frequência foram bem boas.

Bem, voltando ao filme, ele trata da história de um pia de 12 anos que consegue escapar de um campo de concentração nazista com a ajuda do seu amigo (interpretado por Caviezel) e parte em uma jornada para chegar à Dinamarca. A jornada é complciada, cheia de altos e baixo, descobertas e surpresas. Passa pela descoberta do amor e da amizade de um garoto sofrido, que roubado dos braços da mãe, foi jogado em um campo de concentração. É um filme gostoso de ver. O piá se ferra bastante, mas acha a figura de uma amiga de verdade nos braços acolhedores de uma pintora. Ela ajuda o garoto a chegar ao fim da sua jornada, que apresenta uma reviravolta nos minutos finais que valorizam a atuação discreta do ator bulgaro Hristo Shopov.

Parceiro de Jim Caviezel também em Paixão de Cristo (fez Poncio Pilatos nesse filme), Shopov é daqueles atores que você pega simpatia de graça. Não sei porque, mas acho que apesar de sempre coadjuvante, ele é um grande ator. Participou do filme que relata a vida do Papa João Paulo II "Karol: O Homem que se Tornou Papa" e também de outros títulos de guerra.

Vale a pena assistir a este filme. O Simprão recomenda.

Nenhum comentário: