28 março 2008

o amor e a carta...

Para encerrar um breve momento de breguice sertaneja, quero postar mais uma letra de música para vocês. Essa moda eu conheci quando estagiava no estúdio de Rádio do falecido Unicenp. Sem aulas, não tinhamos quase nada para fazer. Entre um jogo de truco online e outro e uma partida de gol a gol com meu amigo Leo, eu curtia umas moda e pensava na minha vida.

A música se chama "A Carta", mas não aquela "Carta" do meu ídolo tremendão Erasmo Carlos, que também foi gravada por Renato Russo. Essa carta foi gravada por esses dois ali embaixo. Milionário e José Rico dão um brilho para qualquer música romântica. Essa sempre me emocionou.

Ela conta a história de um caboclo que estava prestes a deixar a mulher e os filhos para fugir com uma vagabunda qualquer. Assim que terminou a carta, o cara parou e pensou: "Puta que pariu, porque vou sair de casa e deixar para trás uma mulher maravilhosa que eu amo, filhos lindos e uma vida feliz?" O cara manda a mulher fugir sozinha e resolve ficar. Volta, explica toda a história para a mulher que o surpreende dizendo que já sabia, e que iria perdoar.

Para muitos é uma história absurda, que o cara é um canalha e a mulher uma idiota por perdoa-lo. Meu amigo Karlos vai dizer que é música de corno e, alias, a marioria dos meus amigos não gostam nem um pouco do estilo, não só dessa canção, mas do sertanejo romântico como um todo.

Eu vejo diferente. Eu vejo um amor sem limites. Do cara, que foi seduzido pelos prazeres da carne, mas se deu conta do que é importante. E da mulher, que mesmo sabendo de toda a história, resolver por o amor em primeiro lugar.

Não estou dizendo que faria o mesmo que ele, ou ela. Mas em sempre estou do lado do amor. Ele é "o cara". Sempre tem que ser exaltado e privilegiado. E você, o que acha?

A Carta - (Alvaro Socci e Vlaudio Matta)

Estou escrevendo esta carta meio aos prantos
ando meio pelos cantos
pois nao encontrei coragem
de encarar o teu olhar

Está fazendo algum tempo
que uma coisa aqui por dentro
despertou e é tão forte
que eu nao pude te contar

Quando voce ler eu vou estar bem longe
nao me julgue tao covarde
só nao quiz te ver chorar

Perdão amiga são coisas que acontecem
de um beijo nos meninos
pois eu nao vou mais voltar

Como eu poderia dar a ela esta carta
como eu vou deixar pra sempre aquela casa
se eu ja sou feliz, se eu ja tenho amor
se eu ja vivo em paz

E por isso decidi
que eu vou ficar com ela
a minha passagem, por favor cancela
Vá sozinha não vou mais

Quando cheguei no portao da minha casa
como se eu tivesse asas, me senti igual criança
deu vontade de voar

Quase entrei pela janela
minha esposa ali tao bela
dei um forte e longo abraço
e começei a chorar

E com as lagrimas as palavras vinha
me rolavam como pedras
e ela só a me escutar
ao enxugar minhas lagrimas com beijos
revelou que ja sabia
mas iria perdoar

Como eu poderia...


SUGESTÃO - Um vídeo para que os amigos experimentem um pouco do Milionário e José Rico,
com a fantástica "Tribunal do Amor"

ps: tchutchurica, eu te amo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola simprão... tb sou fã do Milionario e José Rico. Os dois são únicos. Os melhores sem sombra de dúvida. O José Rico foi eleito pelos críticos, como a voz mais melodiosa e interpretativa da música sertaneja, sem dizer na potência e timbre incomparável e inimitável. Infelizmente perdi o programa do raul e do faustão. Foram anos de espera para ve-los no faustão e qdo foram perdi. É angústia pra mais de KM. Bom, já que não consegui até agora ver o vídeo, pois parece-me que ninguem gravou, inclusive enviei e-mail para o programa, solicitando uma cópia, mas me disseram que não seria possível. Então por gentileza, descreva como foram os 35 minutos da apresentação da dupla, as músicas, a emoção do público, e os comentários do faustão, caso se lembre e queira relatar. Valeu, zum bem forte. Jean

Simprão disse...

Cara... agora voce judiou da minha memória. FOi uma apresentação muito boa. Cantaram Viva a Vida, sonhei com voce, a Carta e Estrada da Vida duas vezes, tamanho foi o delírio da galera. O faustão nao cansou de elogiar e o Zum parecia emocionado. Foi muito bacana. Pena que perdestes. Obrigado pela msg. apareça sempre

Anônimo disse...

Sonsole-se comigo. Lamentavelmente perdi os dois programs que homenageram a melhor dupla do país. A dupla que deu novas roupagem à música sertaneja, de forma romântica, com banda completa.
Vamos tentar encontrar a gravação. V. que é chegado à globo, vamos lá. Se conseguir lance na internete para assistirmos.
um abraço


Ademar João Bermond