12 maio 2008

aula de viola...

Então... normalmente eu posto aqui algumas matérias sobre duplas sertanejas que ninguém conhece. Dessa vez, atire a primeira pedra o caboclo que nunca ouviu falar do grande mestre violeiro Almir Sater. Então, bati um amistoso papo com ele na última semana e para esta semana preprarei o texto que está postado aí embaixo.

O cara é fera. Além de um puta violeiro, é boa gente e de conversa fácil. Proseamos por alguns minutos - não por vários por "N" motivos, entre eles uma bateria de celular acabando. Mas rendeu legal e tentei reproduzir com o máximo de cuidado para deixar claro que o show dele na próxima quarta-feira no teatro Guaíra, aqui em Curitiba, será imperdível. Musicalmente e pessoalmente, já que o papo e os causos certamente vão rolar, sempre acompanhados do som delicioso da viola.

Vocês como bons amigos, e eu como um bom político, vamos entrar num acordo. Dá um cliquezinho no link que lhes remete à matéria publicada na Gazeta do Povo Online - Caderno G. Assim vocês ajudam o tio Dudu a ganhar uns views e moral com a chefia. hahaha.

Clique AQUI para ler a matéria

xxx

Almir Sater volta a Curitiba e dá "aula de viola" no Teatro Guaíra
Violeiro sul-matogrossense traz músicas do seu último CD, além de "modas" consagradas da sua carreira11/05/2008 00:00 Eduardo Luiz Klisiewicz

O palco do Teatro Guaira recebe na próxima quarta-feira (14) mais uma aula de viola caipira, musicalidade e talento. O artista – na melhor acepção da palavra – Almir Sater volta à Curitiba para apresentar algumas das canções do seu último CD “7 Sinais” (gravado em 2006), além de presentear o público com suas mais famosas e tradicionais “modas” de viola, como “Tocando em frente”, “Chalana” e “Um violeiro toca”.

A apresentação será no Teatro Guaíra e ainda há ingresssos disponíveis.

Sem rótulos, só música

É bem difícil encontrar alguém que não saiba pelo menos um trecho , por exemplo, da música “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira. Seja em profiles do Orkut, nick names do Messenger ou citações esporádicas, frases como “Ando devagar, porque já tive pressa. E levo esse sorriso, porque já chorei demais” fazem parte do dia-a-dia da maioria dos brasileiros, admiradores ou não das músicas regionais, caipiras ou outro rótulo qualquer.

Hoje, cerca de 30 anos depois que o jovem Almir largou a faculdade de Direito e se encantou com o som carinhoso e companheiro da viola de 10 cordas, a música produzida por ele não ganha mais rótulos, mas chega, na verdade a agrupar muitos deles. É MPB para muitos, caipira para outro tanto e sertanejo por alguns. Mas música de qualidade para todos.

Discípulo do saudoso Tião Carreiro – ídolo de 10 em cada 10 violeiros (sem qualquer receio de exagerar) – Sater relembra com carinho a influência do velho Tião. “Ele foi inspirador de todos da minha geração. Para mim foi decisivo conhecer um violeiro popular, vindo do Norte de Minas, que trabalhou até em circo para chegar onde chegou. O Tião tinha um toque diferenciado, que trazia a fusão do samba com a musica caipira, influenciada com música portuguesa”.

Sem ser radical em relação a novas tecnologias e sons, Almir conserva o bom gosto sertanejo e a tradicional moda de viola, que para muitos remete a alguém ou algum lugar que ficou no passado, mas segue vivo na memória.

Violeiro viajante volta a Curitiba

Novamente em Curitiba, o violeiro resgata a fama de cidade laboratório daqui. “É sempre muito bom tocar aqui. O povo curitibano tem muito bom gosto e Curitiba é famosa pelo seu ponto de vista artístico crítico e de bom gosto. É um prazer estar de volta”.

Sobre o show desta quarta-feira, o músico fala um pouco mais sobre o que está preparando para os fãs curitibanos. “Meus shows são sempre baseados nas minhas canções. Esse é musicalmente um pouco diferente, pois estou trabalhando com acordeom e o baixo acústico, o que é uma novidade. As músicas são minhas músicas. Sou um compositor, um violeiro”.

“Caseiro” por opção, o músico, instrumentista, compositor e cantor sul-matogrossense vira um simples violeiro viajante para garantir conforto e boa vida para os filhos. Apesar de já ter declarado preferir sua fazenda no Mato Grosso do Sul, Sater hoje fixou residência em uma acolhedora casa de campo na Serra da Cantareira, em São Paulo, onde é vizinho do amigo e também grande artista Renato Teixeira.

Criador de gado nas horas vagas, ele lembra que apesar de enorme prazer que lhe proporciona, tocar ainda é sua profissão. “É o meu trabalho. Cria a minha família. É muito prazeroso, mas também tem suas responsabilidades e seus espinhos. Mas vivo da música e gosto muito disso”.

Futuro jogado “nas cordas”

Depois de construir uma carreira sólida e premiada, Sater atingiu sua maturidade como letrista, mas está longe de alcançar essa mesma maturidade como instrumentista. “Sou menino ainda. Tenho muito a tocar. Muita inspiração ainda vai baixar em mim (risos)”.

Almir Sater revela à Gazeta do Povo seu desejo de mergulhar ainda mais no som instrumental. “Sou um violeiro. A maior vitrine que obtive, oque mais me ajudou s ser o que sou hoje foi a viola. Pelo menos 40% do meu show é instrumental e muitas pessoas vão às minhas apresentações justamente buscando o som de viola”.

Um trabalho preferencialmente autoral, 100% instrumental, pode ser o próximo passo de sua carreira. “Eu trabalho muito com motivação. A hora que algo novo me motivar, eu vou e gravo. Estou bem propenso a fazer um trabalho mais instrumental. Com a banda atual tenho tocado muito aqui em casa. Tenho pensando muito, afinal são toques únicos e valiosos”.

Clique AQUI para ler a matéria

Nenhum comentário: