06 abril 2009

um sonho azul...

Estou lendo o livro O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta. A biografia conta a história, desde o nascimento, até a morte, de um dos maiores artistas que o Brasil já viu. Toda a intensidade da vida do ENORME Sebastião Maia.

Despido de qualquer puritanismo, tá aí um cara que viveu. Tudo bem que sempre chapado de maconha, ácido e outras drogas, o grande TIM viveu intensamente todos os momentos da sua vida.

Uma das passagens mais curiosas até agora é aquela que conta como a música Azul da Cor do Mar foi composta. Tim, fudido e mal pago, sem ser o sucesso que se tornou, estava morando com dois amigos e dormia em um sofá apelidado de Dromedário (voces devem imaginar o porque do apelido). Um belo dia, sozinho, depressivo e cheio de maconha na cabeça, Tim foi à forra. Aproveitando que os amigos viajaram, ele dormiu o sono dos justos na cama de um dos companheiros.

Durante uma de suas viagens etílicas e entorpecentes, sozinho e sem dar umazinha há tempos, ficou a contemplar um pôster que decorava o apartamento. Na imagem, uma bela morena, de coxas grossas e cabelos longos, dava um colorido mais especial a uma bela praia do Taiti, "inundada" de um mar azul, tão azul que ele nunca imaginara. Com a carreira à perigo, sem perspectivas, ele resolveu tomar uma última iniciativa.

Tomado por uma força do além, "garrou" uma caneta e um papel e compôs Azul da Cor do Mar. Apesar se manjada, posto a seguir a letra da canção. De posse dessas informações sobre a história da música, a análise da letra ganha um novo sentido. Ganhou para mim, pelo menos.

Azul da Cor do Mar (letra: Tim Maia)

Ah!
Se o mundo inteiro
Me pudesse ouvir
Tenho muito prá contar
Dizer que aprendi...

E na vida a gente
Tem que entender
Que um nasce prá sofrer
Enquanto o outro ri..

Mas quem sofre
Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver...

Ver na vida algum motivo
Prá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...

Mas quem sofre
Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver...

Ver na vida algum motivo
Prá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...


Abaixo segue a música, com uma animaçãozinha tosca.


.

Um comentário:

Brown Eyed Girl disse...

belíssimo texto, Dudu!
Adorei o jeito como vc resumiu. Já diria a minha professora de português da 4ª série: "vc tem um poder se sínteses impressionate!".

haha


beijos